Mesmo com as taxas e multas em dia, donos de veículos registrados no estado de São Paulo não estão conseguindo emitir o CRLV 2022 desde outubro através da página do Detran SP. Sem o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o motorista pode levar multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O problema é o seguinte: o sistema de acompanhamento de serviços Detran acusa que ainda há multas pendentes "na base nacional", bloqueando a emissão do documento.
O que fazer para conseguir o CRLV 2022?
Como o veículo não pode rodar sem estar devidamente licenciado, a recomendação, pelo menos por enquanto, é procurar a ajuda de um especialista. É o que explica o advogado Paulo Antonio José Dias Junior, coordenador da Comissão de Direito do Trânsito da OAB em São Paulo, em entrevista à Folha de São Paulo.
"Caso o motorista não possa ficar sem o veículo, ele pode procurar um advogado especialista para entrar com uma ação contra o Detran pedindo à Justiça uma liminar para suprimir a falta do documento, desde que, claro, tenha pago todas as taxas, IPVA e multas".
O Departamento de Trânsito paulista informou que desde que o licenciamento anual passou a ser digital, o que começou em maio de 2020, qualquer indisponibilidade no sistema pode afetar o uso do serviço.
Alguns motoristas tentaram resolver o problema pessoalmente nas unidades do Poupatempo, entretanto, o agendamento pode ficar só para dezembro dependendo da unidade. O serviço relatou que vai disponibilizar novas vagas para otimizar os atendimentos.
A boa notícia é que uma solução para o erro está prevista ainda para o mês de novembro. Segundo o cronograma do Detran SP, veículos com final 7 e 8 na placa, deveriam estar com o licenciamento em dia até outubro. Em novembro, o prazo acaba para as placas com final 9.
Olhar Digital