Reino Unido investiga "controle" de Apple e do Google sobre a navegação móvel

Pesquisa revelou "suporte substancial para investigação mais completa" sobre o assunto

Por Trago Verdades em 23/11/2022 às 02:56:24

Imagem: Zolnierek/Shutterstock

O órgão fiscalizador da concorrĂȘncia do Reino Unido lançarĂĄ investigação sobre o domĂ­nio da Apple e do Google no mercado de navegadores móveis.

A Autoridade de ConcorrĂȘncia e Mercados disse na terça-feira (21) que conduzirĂĄ investigação mais aprofundada sobre o "domĂ­nio" das empresas no mercado, depois que uma consulta revelou "suporte substancial para investigação mais completa" sobre como Apple e Google controlam o mercado de navegadores móveis. A agĂȘncia disse que as empresas forneceram 97% de toda a navegação na web móvel realizada no Reino Unido em 2021.

Desenvolvedores da Web, provedores de serviços de jogos em nuvem e fornecedores de navegadores reclamam que o "status quo" do domĂ­nio do navegador do Google e as restrições impostas pela Apple aos jogos em nuvem impedem a inovação e adicionam "custos desnecessĂĄrios" aos seus negócios.

"Muitas empresas e desenvolvedores da web do Reino Unido nos dizem que sentem que estão sendo contidos pelas restrições impostas pela Apple e pelo Google", disse Sarah Cardell, diretora-executiva interina da CMA, em comunicado. "Planejamos investigar se as preocupações que ouvimos são justificadas e, em caso afirmativo, identificar medidas para melhorar a concorrĂȘncia e a inovação nesses setores."

A Apple disse que sua abordagem ao mercado promove a competição e a escolha, ao mesmo tempo em que protege a privacidade dos consumidores.

"A Apple acredita em mercados vibrantes e competitivos onde a inovação pode prosperar", disse um porta-voz da Apple em comunicado. "Por meio da App Store, ajudamos milhões de desenvolvedores a transformar suas ideias mais brilhantes em aplicativos que mudam o mundo, estimulando uma economia de aplicativos que sustenta centenas de milhares de empregos somente no Reino Unido."

Os representantes do Google não responderam imediatamente a um pedido de comentĂĄrio.


Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro

ComentĂĄrios