No sétimo dia de disputa na Copa do Mundo do Qatar, a Austrália bateu a Tunísia por 1 a 0 e venceu a primeira no grupo D. O único gol da partida foi marcado por Duke, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o grupo D ficou embolado, uma vez que agora todos os seus integrantes têm pontos somados e, por enquanto, apenas a França pode já garantir uma vaga nas oitavas de final, caso vença a Dinamarca, também neste sábado, a partir das 13h (horário de Brasília), no Estádio 974.
A Austrália, por sua vez, ganhou uma sobrevida na fase de grupos com a vitória, já que perdeu para os franceses na estreia e poderia ser eliminada em caso de revés para os tunisianos.
O time da Oceania ainda quebrou um longo tabu de 12 anos, já que não venciam um jogo de Copa do Mundo desde a África do Sul, em 2010, quando bateram a Sérvia por 2 a 1.
Já a seleção africana, que em caso de triunfo ficaria em situação tranquila pela classificação, viu o panorama mudar no grupo.
Durante a partida, chamou atenção o número de chances claras desperdiçado pela Tunísia.
A partida começou "morna" e sem grandes chances criadas pelas duas seleções. Ainda assim, o domínio foi dos australianos, que tiveram mais a bola nos pés e tentaram alguns avanços.
E a primeira grande chance dos australianos terminou em gol. Aos 23 minutos, Goodwin cruzou pela esquerda em direção à área, a bola desviou no meio do caminho, mas foi parar na cabeça de Duke, que testou sem qualquer chance de defesa para o goleiro Dahmen.
Aos 33, a Austrália voltou a assustar com Irvine, que após cobrança de escanteio tentou uma jogada "acrobática", mas mandou para fora.
Na reta final do primeiro tempo, a Tunísia cresceu no jogo e balançou as redes em mais de uma oportunidade.
Primeiro aos 40 minutos, quando Msakni rolou para Dräger, livre dentro da área, mas o lateral-direito viu Souttar, zagueiro da Austrália, salvar na hora certa.
Nos acréscimos, quem teve a chance foi Msakni, que recebeu bola rasteira de Jebali, na área, mas mandou para fora.
Na volta para o segundo tempo, o jogo reiniciou em um ritmo mais intenso do que a etapa inicial. Logo aos 10 minutos, a Austrália assustou e quase ampliou o placar com Goodwin, em contra-ataque iniciado após a Tunísia perder a bola no meio-campo.
Na sequência, a seleção da Oceania voltou a levar perigo, com Leckie, que por muito pouco não alcançou cruzamento de Maclaren na área.
A resposta da Tunísia veio com Msakni, que arriscou finalização pelo lado esquerdo da área, e Ryan fez boa defesa.
Com a vitória, a Austrália foi a 3 pontos e assumiu provisoriamente a vice-liderança do grupo D.
Já a Tunísia, segue com 1 ponto somado e é a lanterna.
Inclusive, o triunfo dos australianos embolou o grupo, uma vez que ainda que a Dinamarca perca ou empate para a França, neste sábado, a rodada final será decisiva, com mais de uma seleção ainda com chances de ir às oitavas.
O experiente atacante de 31 anos foi o nome do jogo e anotou o gol da vitória dos australianos.
E foi com categoria, já que o jogador do Fagiano Okayama (JAP) testou firme de cabeça, sem chances para o goleiro tunisiano.
Em sua primeira Copa do Mundo da carreira, ele também já deixou anotou o seu primeiro gol.
Apesar de ter sido o jogador que mais levou perigo na Tunísia, também bobeou e perdeu chances que não poderia.
Em uma delas, ficou cara a cara com o gol livre, mas perdeu a chance de, na ocasião, empatar a partida.
Pelo grupo D, a Tunísia encerra a sua participação na fase de grupos contra a França, no dia 30 de novembro, a partir das 12h (horário de Brasília), no Estádio Cidade da Educação.
No mesmo dia e horário, novamente no Estádio Al Janoub, a Austrália encara a Dinamarca.
GOLS: Austrália: Duke (23' 1°T)
TUNÍSIA: Dahmen; Bronn (Kechrida), Meriah e Talbi; Dräger (Sassi), Skhiri, Laïdouni (Khazri) e Abdi; Sliti, Jebali (Khenissi) e Msakni. Técnico: Jalel Kadri.
AUSTRÁLIA: Ryan; Karacic (Degenek), Souttar, Rowles e Behich; McGree (Hrustic), Mooy e Irvine; Leckie (Baccus), Duke (Maclaren) e Goodwin (Mabil). Técnico: Graham Arnold.
Fonte: ESPN