O velho Winamp está de volta e com versão para o Windows

O Winamp, como diversos outros aplicativos que eram famosos e tinham influência a partir dos anos 90, acabou ficando na história e na memória dos usuários

Por Trago Verdades em 05/08/2022 às 19:45:19

Você se lembra do velho Winamp, o famoso app de música que fez muito sucesso no final dos anos 90, e no começo da década de 2000? Pois é, na semana passada, após quatro anos de hiato, a Radionomy, que comprou o app da antiga dona AOL em 2014, finalmente lançou uma nova atualização do Winamp para o Windows.

O nome dessa versão é "Winamp 5.9 RC1 Build 1999" e nas notas do lançamento, a empresa belga diz que essa atualização representa quatro anos de trabalho em duas equipes de desenvolvimento separadas. Para justificar a demora, já que ela estava prevista para 2019, a Radionomy citou problemas de logística causados pela pandemia da Covid-19.

Grande parte do trabalho realizado nessa nova fase do Winamp, foi feita em sua base de código, ou seja, que não são visíveis para o usuário. Assim, a modernização foi apenas no funcionamento do app, e ele vai continuar tendo o mesmo visual dos anos 1990. O projeto foi adaptado do Microsoft Visual Studio 2008 para o Visual Studio 2019.

Além disso, grande parte de codecs de áudio foram atualizados para versões mais modernas, além do suporte para fluxos do Windows 11 e melhorias no "https".

Vale citar que a versão final será a 5.9, mas alguns recursos foram criados para a próxima versão 5.9.1. Além disso, não existem citações sobre a versão 6.0. É importante destacar o aplicativo só é compatível o Windows 7 SP1 ou versões mais recentes.

Breve história do Winamp

O Winamp, como diversos outros aplicativos que eram famosos e tinham influência a partir dos anos 90, acabou ficando na história e na memória dos usuários. Mas, mesmo hoje, quando está totalmente ultrapassado em tempos de Spotify, esse app segue lembrado pelo mercado.

Após anos de má gestão da AOL, o Winamp, em 2013, encerrou de vez as tentativas de renovação. Depois que a Radionomy comprou os direitos da AOL em janeiro de 2014, ela planejou lançar uma nova versão ficou disponível em 2016, mas que acabou ficando pronta em 2018. Existia um grande projeto de atualização para a versão 6.0, que chegaria em 2019, e acabou adiada. Agora, finalmente o Winamp está de volta.

Via Ars Technica


Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro

Comentários