A fabricante britânica de smartphones Bullitt Group anunciou uma parceria com a MediaTek para a criação do primeiro celular do mundo com comunicação de duas vias por satélite, com a previsão de oferecer o serviço já a partir do primeiro trimestre de 2023.
A ideia é que usuários consigam enviar mensagens mesmo quando não estiverem sob cobertura da rede convencional de telefonia e nem em conexões Wi-Fi. Além das mensagens, o serviço também incorporará o recurso de SOS via satélite similar ao encontrado no iPhone 14, que, de acordo com a Bullitt, será gratuito nos primeiros 12 meses.
O futuro aparelho usará o chipset com o padrão 3GPP NTN da MediaTek para comunicação via satélite. Com o uso do componente da MediaTek e de software, o smartphone consegue alterar de redes de telefonia ou Wi-Fi para satélite automaticamente quando não encontra as outras redes mais convencionais.
"Perda de sinal é algo que todos experienciamos em algum momento. Dependendo da situação, pode ser algo inconveniente, frustrante, causar ansiedade, produtividade ou até perda de vida," disse o co-fundador do Bullitt Group Richard Wharton. A empresa cita um estudo realizado nos EUA que mostrou que norte-americanos ficam 22 bilhões de horas sem cobertura de celular dentro do país.
A promessa é de que a conexão com satélite para envio de mensagens seja estabelecida após cerca de 10 segundos. Para isso, as empresas passaram os últimos 18 meses desenvolvendo em conjunto softwares proprietários e componentes para uso no futuro smartphone.
Fonte: Olhar Digital