As discussões em torno das novas alterações de Elon Musk no Twitter ainda devem ser uma realidade nos próximos meses. A mais recente novidade anunciada pelo empresário envolve a prática de shadowbanning da plataforma.
Para quem não está informado sobre o assunto, shadowbanning (banido às sombras, na tradução) é uma ação controversa praticada pelas redes sociais que tornam certos usuários ou postagens menos visíveis para outras pessoas no feed – a famosa "queda de engajamento". No Twitter, a prática começou a ser repercutida em 2018, após alguns relatos sobre o ato.
Nesta quinta-feira (8), Musk tuitou sobre os procedimentos que estão sendo realizados em relação aos banimentos e afirmou que o Twitter está "trabalhando em uma atualização de software que mostrará o real status da sua conta, para que você saiba claramente se foi "banido às sombras", o motivo e como apelar".
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">Twitter is working on a software update that will show your true account status, so you know clearly if you"ve been shadowbanned, the reason why and how to appeal</p>— Elon Musk (@elonmusk) <a href="https://twitter.com/elonmusk/status/1601042125130371072?ref_src=twsrc%5Etfw">December 9, 2022</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Até o momento, Musk não compartilhou detalhes sobre como o recurso de "status real da conta" será implementado e quando ele será disponibilizado no Twitter. Alguns veículos informativos indicam que o empresário estaria se concentrando nos novos preços do Twitter Blue, algo que pode ser relacionado com os conflitos recentes do bilionário com a Apple e o CEO da gigante tech, Tim Cook.
Dessa forma, o anúncio de Musk sobre o shadowbanning ocorre após o segundo lote dos "Arquivos do Twitter", que foram um conjunto de comunicações internas da empresa. Tais arquivos se tornaram públicos pelo próprio CEO da plataforma, que repassa as informações externamente para jornalistas.
Olhar Digital