O Android 13 foi lançado em agosto após longo período de testes beta, porém, ele ainda está sendo implementado. Como se sabe, contudo, o Google não para de atualizar seu SO mobile e já trabalha no Android 14.
Espera-se que o primeiro beta seja liberado na próxima atualização para desenvolvedores que possuem telefones Pixel, segundo o GizChina. O portal também listou alguns dos recursos que deverão acompanhar o novo Android e quais smartphones devem recebê-lo.
Desenvolvimento do Android 14 está em curso
Pouco depois do lançamento da versão estável do Android 13, o Google começou os trabalhos em cima de seu sucessor. O projeto está sendo chamado de "bolo invertido", ou seja, mais uma sobremesa, tradição nos nomes do Android, que já foi chamado de Marshmallow, KitKat e Lollipop, por exemplo.
Por ora, não existe data certa para a atualização. Contudo, informações recentes dão conta de que a primeira Versão de Desenvolvedor será liberada em fevereiro de 2023. Até maio, a gigante das buscas deve liberar duas ou três outras previews.
Na sequência, o evento Google I/O deverá ser usado para divulgar mais informações sobre o SO, abrindo assim o programa beta. O próximo update, após o evento, pode sair entre agosto, setembro e outubro. tudo depende, é claro, do progresso do desenvolvimento do Android 14 e das adaptações das APIs.
Recursos esperados para o Android 14
Material You 4.0
A mudança no design é algo sempre aguardado quando o Google lança novos Androids. O Material You começou no Android 5.0 Lollipop. As mudanças seguiram no 7.0 Nougat, 8.0 Oreo e uma maior com o 9.0 Pie.
Algumas coisas foram refinadas no 10 e no 11, com uma nova revolução no 12 e que ainda estão em seu início, portanto, grandes modificações não são esperadas, mas algumas sutis, são.
O fim do Android Beam
Se você é novo no Android, provavelmente nem sabe o que é Android Beam. Hoje em dia, a tecnologia NFC é popular por permitir pagamentos sem contato por meio de carteiras digitais, mas houve outras implementações antes disso.
Nos primeiros dias do NFC, as empresas tentaram "vendê-lo" como maneira legal de transferir arquivos. O Android Beam chegou com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich e permitiu que os usuários compartilhassem conteúdos, como fotos, vídeos e arquivos entre dois telefones Android tocando-os juntos.
O recurso, todavia, não foi muito utilizado para justificar seu suporte. O Google decidiu remover o recurso do Android 14 e posteriores. Até agora, todos os vestígios do Android Beam foram removidos da estrutura NFC. Considerando que esse recurso é pouco utilizado, nem se sabe se o Google anunciará o fim dele.
Suporte obrigatório para decodificação AV1
O codec de vídeo AV1 tornou-se relevante para os amantes de multimídia. Ele promete compressão até 30% melhor do que o codec VP9. Como resultado, o Google planeja tornar a decodificação AV1 obrigatória no Android 14.
Esta será a primeira vez que o Google torna o suporte AV1 um requisito. De fato, novos processadores como o Snapdragon 8 Gen 2 vêm com decodificação AV1. Espera-se que mais SoCs e marcas se adaptem a isso, e o Google ajudará o novo codec a ganhar força.
A mudança tem certas implicações para criadores de conteúdo e serviços de streaming. Eles aproveitarão a compressão aprimorada. No final, eles poderão oferecer maior qualidade visual com taxas de bits mais baixas. Isso significa redução no consumo de dados e melhor desempenho de streaming.
Conectividade via satélite
Isso pode parecer demais para soar verdadeiro, mas podemos ver um certo nível de relevância. A Apple introduziu o sistema SOS Emergency na série iPhone 14. Como de costume, outras marcas vão querer aderir e oferecer suas alternativas para isso. A Samsung está trazendo algo semelhante à série Samsung Galaxy S23.
Embora o Google possa não oferecê-lo diretamente no próximo ano, ainda assim, podemos ver as as lacunas aparecendo no Android. A empresa pode adicionar suporte nativo para isso no Android 14, economizando aos OEMs do Android o tempo necessário para adaptar a comunicação via satélite à estrutura do Android.
A gigante das buscas pode até fazer disso um recurso da série Pixel 7 ou 8. Pode obter suporte oficial com o Android 14, mas caberá aos OEMs habilitá-lo e garantir a "cobertura".
Suporte para credencial de identidade HAL
O Google também planeja trazer suporte obrigatório para a credencial de identidade HAL (Hardware Abstraction Layer – Camada de Abstração de Hardware, em tradução literal) com o Android 14. Esse recurso fornecerá importante camada de segurança para dispositivos com o SO. O processo de autenticação em serviços e sites ficará mais seguro.
Esse recurso usa camada de autenticação baseada em hardware. Ele irá armazenar e proteger a segurança dos dados do usuário. Essa camada também permitirá que os usuários façam login em serviços e aplicativos sem precisar se lembrar de várias senhas. O recurso é grande avanço para a segurança do Android.
Mais suporte para dispositivos dobráveis, roláveis e grandes
Desde o Android 12L, o Google tem trabalhado muito para melhorar a experiência em telefones dobráveis. A quantidade desses dispositivos está aumentando a cada ano, com mais e mais marcas aderindo à tendência.
Dito isso, o Google precisa tornar o Android especial em dispositivos dobráveis ou, pelo menos, oferecer experiência diferente da que temos em telefones comuns. Com o Android 14, espera-se ainda mais melhorias para dispositivos dobráveis.
Melhorias na multitarefa, iniciador e outros aspectos do sistema operacional. Essas mudanças também podem beneficiar os tablets, que estão em alta novamente. Por último, mas não menos importante, também podemos ver algo para dispositivos roláveis.
Novos recursos deverão chegar
Esta uma lista inicial dos recursos que o Google deve implementar no Android 14. Espera-se mais novidades nos próximos meses e na primeira versão de Desenvolvedor.
Prováveis dispositivos que receberão o Android 14
Não é tão fácil criar lista de telefones elegíveis para o Android 14. Assim que o Google o revelar em definitivo, conheceremos os planos de cada OEM do Android para a atualização. Samsung, Oppo, Vivo, Realme, Xiaomi e OnePlus provavelmente estarão entre os primeiros a oferecê-lo.
Marcas como Samsung e OnePlus estão oferecendo até quatro grandes atualizações do Android para seus carros-chefe. A Samsung já tem uma grande lista de telefones para cobrir, enquanto o OnePlus iniciará esse compromisso com o OnePlus 11.
Olhando para o lado da Samsung, as séries Galaxy S21, S22, S23, Z Fold3, Flip3, Fold4 e Flip4 são certamente elegíveis para o Android 14. Também existem vários telefones nas séries Galaxy A e M que receberão o mesmo tratamento. Ele virá sob o One UI 4.0.
A OnePlus anunciará a lista de telefones elegíveis, mas sabemos que as séries OnePlus 9, 10 e 11 estarão na lista elegível para Android 14 e OxygenOS 14.
Xiaomi, Realme, Vivo e Oppo também oferecerão o Android 14 para a maioria de seus carros-chefe e alguns telefones intermediários relativamente novos.
Uma menção honrosa é a Nothing. A empresa atualmente possui apenas um telefone, o Nothing Phone (1). Embora ainda esteja dando pequenos passos em direção ao Android 13, sabemos que ele virá e o Android 14 também chegará. A marca Carl Pei vai oferecer três grandes atualizações para o aparelho e isso significa suporte até o lançamento do Android 15.
A presença óbvia nesta lista é o Google e sua série de telefones Pixel. Todos os smartphones Pixel do Pixel 4 e superiores estarão qualificados para esta atualização. A empresa promete três anos de grandes atualizações do Android para seus telefones.
Olhar Digital