Não dê descarga com a tampa levantada; veja em vídeo o porquê 

Estudo revelou imagens impressionantes sobre percurso da água do vaso sanitário durante a descarga

Por Trago Verdades em 15/12/2022 às 15:48:16

Imagem shutterstock

Segundo o autor do estudo, o engenheiro civil e ambiental John Crimaldi, da Universidade de Colorado Boulder, embora ele e sua equipe não tenha especialização em epidemiologia, e sua pesquisa não tenha cálculos precisos em termos do potencial de propagação de doenças, a exibição fornece um elemento gráfico muito útil para outros estudos que tentam estimar as qualidades de aerossóis carregados de bactérias.

Pesquisas anteriores já comprovaram o potencial de partículas escaparem do vaso sanitário durante a descarga, mas ainda não há clareza sobre como elas viajam e até onde podem ir.

"Esperávamos que essas partículas de aerossol simplesmente flutuassem, mas elas saíram como um foguete. O objetivo do banheiro é remover efetivamente os resíduos da tigela, mas também está fazendo o oposto, que é borrifar muito conteúdo para cima", destacou Crimaldi.

Imagem: shutterstock/Jo Panuwat D

O cientista ainda ressaltou que, no experimento, não havia nada dentro do vaso sanitário nem ao redor. Na vida real isso é diferente, há pessoas, espaços menores, box no banheiro, entre outros obstáculos que podem direcionar a viagem dessas gotas — e consequentemente o conteúdo delas.

O estudo concluiu que mais deve ser feito nesse aspecto, principalmente para diminuir o risco de patógenos como Escherichia coli, Clostridium difficile, norovírus e adenovírus se espalharem em banheiros públicos. Abordagens de segurança higiênica mais aprimoradas são necessárias e, para isso, é primordial saber para onde a água contaminada está indo.

"Se é algo que você não pode ver, é fácil fingir que não existe. Mas depois de ver esses vídeos, você nunca mais vai pensar na descarga do banheiro da mesma maneira. Ao criar imagens visuais dramáticas desse processo, nosso estudo pode desempenhar um papel importante nas mensagens de saúde pública."


Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro

Comentários