Bicicleta elétrica Model F parece moto e possui câmbio automático

O motor elétrico instalado na roda traseira vem equipado com uma transmissão automática de duas velocidades

Por Trago Verdades em 20/12/2022 às 13:24:19

Imagem: BREKR/Divulgação

A BREKR, uma empresa holandesa de mobilidade elétrica, lançou recentemente o seu novo veículo de duas rodas, o Model F. Apesar de ter mais cara de motocicleta, a novidade vem com pedais a bordo e fica na mesma categoria das e-bikes.

O visual é inspirado no irmão mais velho Model B, um ciclomotor elétrico. A bicicleta vem com um suporte principal reforçado que percorre toda a sua extensão, desde o tubo dianteiro até o eixo traseiro. Já o banco traseiro é suportado por uma estrutura tubular.

E-bike Model F na esquerda ao lado da moto elétrica Model B.
E-bike Model F na esquerda ao lado da moto elétrica Model B. Imagem: BREKR/Divulgação


A BREKR optou ainda por adotar um aro personalizado de 22 polegadas. Segundo a empresa, as rodas de 20 polegadas, normalmente encontradas em outras e-bikes, "são muito pequenas".

Transmissão automática

Outro diferencial é que motor de cubo de 250 W da chinesa Bafang, instalado na roda traseira, vem equipado com transmissão automática de duas velocidades (marcha alta ou baixa), algo incomum nas bicicletas elétricas. O recurso é bem útil em subidas, por exemplo, uma situação que depende de mais torque do motor.

A marcha mais alta também é ideal para andar em velocidades mais altas. Falando nisso, por conta da legislação de e-bikes na Europa, a velocidade não é um dos pontos fortes do Model F. Para conseguir rodar legalmente nas ruas do Velho Continente, a aceleração é limitada a 25 km/h.

Imagem: BREKR/Divulgação


Apesar de não incluir suspensão, a empresa afirma que os pneus mais grossos entregam uma experiência de passeio confortável. "O problema da suspensão é que é uma peça muito cara para adicionar a uma bicicleta", diz a fabricante.

Em tese, a ideia é que os pneus absorvam os solavancos e choques vindos da superfície da estrada. O selim também tem absorção de choque integrada, o que promete garantir mais conforto na condução.

Imagem: BREKR/Divulgação


O comprador pode escolher entre duas opções de bateria: a unidade padrão de 540 Wh ou a de 700 Wh. A primeira oferece alcance de até 60 km, enquanto a segunda opção fornece até 75 km de autonomia. Apesar de não entrar em detalhes, a fabricante diz que em "condições ideais", a bike pode superar 100 km com uma carga completa.

A edição de lançamento, a "Model F Launch Edition", já está disponível em pré-venda por 2.995 ?, cerca de R$ 16,6 mil na cotação atual. Apenas 20 unidades serão produzidas, com entrega programada para começar no terceiro trimestre de 2023. A "First Edition" chega em seguida por 2.945 ? (R$ 16,3 mil) no quarto trimestre do próximo ano.

A bike será vendida de início apenas na Holanda, Alemanha e na Bélgica.

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro

Comentários