"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz o aviso enviado pelo Inmet.
O órgão coloca pares do litoral do Rio Grande do Sul e do Paraná, além de uma faixa que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e partes do Amazonas e Pará, além do Distrito Federal. Essas são zonas classificadas com o alerta laranja de perigo. Santa Catarina recebeu alerta vermelho, considerado "grande perigo".
O grande volume de chuvas na região é causado pela chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começou nesta quarta-feira (20). A partir de quinta-feira (22), a ZCAS terá um deslocamento para o Nordeste, atuando principalmente entre o Pará, Tocantins, norte de Goiás, sul da Bahia, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, ocasionando muita chuva nestas áreas até o final desta semana.
Para a próxima quinta-feira (21), o Inmet colocou São Paulo com o alerta amarelo, com chuvas que podem chegar a 50 mm em 24 horas.
Fonte: Olhar Digital