Um serviço da Apple, ajudou uma operação de resgate que foi documentada ao vivo nos Estados Unidos. "Emergence SOS" fez com que a Equipe de Busca e Resgate de Montana encontrasse duas pessoas presas em um desfiladeiro na Floresta Nacional de Angeles.
O carro saiu da estrada bem tarde da noite, quando o casal derrapou na encosta da montanha. Pelo que tudo indica, o carro deslizou para um vale estreito bem abaixo da rodovia e teve seu para-choque dianteiro arrancado, segundo o TechCrunch. O sargento John Gilbert, que fazia parte da operação de resgate, disse que foi incrível o fato deles terem sobrevivido.
"Esta área é um desfiladeiro muito íngreme e estreito. Normalmente, quando as pessoas passam por essa área, é uma fatalidade", disse ele. "Não é fácil sair de lá, e você não consegue ver onde eles caíram da estrada".
Apesar de estarem feridos e sem sinal de celular, eles decidiram acionar o serviço da Apple. O aplicativo pede para que você aponte seu celular para um satélite que esteja passando, assim será possível receber suas informações independente da situação. A mensagem é enviada para um serviço de retransmissão, que passa pelas autoridades necessárias, e neste caso foram os bombeiros do condado de LA, xerifes e a equipe SAR em Montrose.
"Quando estamos lá fora nossos rádios não funcionam bem; temos telefones via satélite, mas nessa área o sinal é muito irregular, assim como na estrada", explicou Gilbert. "Não sei se foi pura sorte, talvez os satélites estivessem na orientação certa no momento, mas eles conseguiram ter comunicações mais consistentes do que as que experimentamos naquele desfiladeiro".
Apesar do aparelho estar danificado, foi possível receber a localização exata para que o resgate acontecesse. "O [helicóptero] Rescue 5 conseguiu localizar as vítimas e informar um paramédico. Ele descobriu que os pacientes, um homem e uma mulher na faixa dos 20 anos, tinham ferimentos leves a moderados. O helicóptero conseguiu levar as vítimas para fora do desfiladeiro e transportá-las para um hospital local".
O casal esta no hospital e se encontra bem. Agora, estão solicitando doações para as contas hospitalares no GoFundMe.
Fonte: Olhar Digital