Saiba como estão os esforços para reequilibrar a Torre de Pisa

Desde sua construção, monumento sofre inclinação constante

Por Trago Verdades em 23/12/2022 às 02:46:18

Imagem: andreyspb21

O projeto de estabilização de uma década foi finalmente concluĂ­do em 2001, após o que a torre se endireitou cerca de 40 centĂ­metros e agora sua inclinação é de apenas 4Âș – ainda duas vezes mais do que a inclinação original do edifĂ­cio quando a construção foi concluĂ­da em 1350.

Em 2013, pesquisadores da agĂȘncia cientĂ­fica nacional da AustrĂĄlia, CSIRO, também mapearam todos os cantos da torre usando scanners 3D, criando algumas reconstruções digitais da torre que poderiam ser usadas caso o edifĂ­cio precisasse de reparos.

A torre agora oscila levemente, em média cerca de meio milĂ­metro por ano, segundo o geotécnico Nunziante Squeglia, professor de geotecnia da Universidade de Pisa, que faz parte do grupo de monitoramento. "Embora o que mais conta seja a estabilidade da torre do sino, que é melhor do que o esperado", disse Squeglia à ANSA.

Outras estruturas em risco

Em paĂ­s mergulhado na antiguidade, a Torre Inclinada de Pisa não é a Ășnica figura histórica sob inspeção minuciosa por medo de colapso. Os cientistas hĂĄ séculos observam rachaduras nos tornozelos de David de Michelangelo que poderiam derrubar a estĂĄtua mais perfeita do mundo, o que aumentou os esforços de conservação depois que um artigo de 2014 descobriu que leve inclinação de 5Âș jĂĄ causou danos e pode levar a mais problemas catastróficos. Terremotos no mesmo ano não ajudaram a aliviar as tensões.

Embora o destino de David seja precĂĄrio, felizmente a Torre Inclinada de Pisa deve estar segura pelo menos nos próximos 300 anos e talvez mais, dizem os especialistas. Alguns engenheiros até pensam que os esforços de restauração podem ser tão bem-sucedidos que a torre pode um dia se endireitar.

Ironicamente, a pesquisa mostra que os mesmos solos macios sob a fundação da torre que produziram sua inclinação caracterĂ­stica podem agora oferecer alguma proteção contra terremotos, dando à estrutura um perĂ­odo de vibração natural mais longo e menos destrutivo se balançado.


Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro

ComentĂĄrios