Um desenvolvedor chamado Martijn de Vos conseguiu emular a primeira versão do sistema operacional móvel do iPhone em um computador. O feito, bastante complicado de ser alcançado, colocou o iPhone OS (nome dado para o software antes do atual iOS) que rodava em um iPod Touch de 2007 para funcionar, graças ao QEMU – plataforma de código aberto para virtualização.
Colocar o sistema operacional macOS para rodar em um PC não é exatamente uma novidade, graças ao já manjado Hackintosh. Este cenário é completamente diferente de outro software da Apple: o iOS. Nesta semana um desenvolvedor conseguiu fazer o iPhone OS funcionar fora de um iPod Touch, depois de muito trabalho.
Vos diz em seu blog que levou cerca de um ano para fazer o iPhone OS funcionar fora de um hardware feito pela Apple. Ele também comenta que escolheu emular um iPod Touch e não um iPhone, por conta da menor quantidade de peças e lista de compatibilidade mais enxuta.
iPhone OS do iPod deu menos trabalho
A escolha da primeira versão do iPhone OS também aconteceu por conta da menor maturidade do sistema, principalmente por encontrar menos ferramentas inseridas pela Apple para lidar com a segurança – elas conseguem dificultar o trabalho de emulação, por exemplo.
No final das contas o iPhone OS rodando no QEMU funciona, com alguns bugs ocasionais. A entrada por toque foi substituída por mouse e teclado. Martijn de Vos diz que até mesmo o suporte para multitouch está lá.
Claro que nem tudo são flores e alguns crashes acontecem, mas a experiência de uso é praticamente a mesma de quem teve a primeira geração do iPod Touch, lançado no mesmo 2007 do primeiro iPhone – e é por isso que eles compartilham do mesmo sistema operacional, mas o celular tem mais sensores e partes que o tocador de músicas bombado da Apple.
Martijn de Vos diz em seu blog que o próximo projeto é emular o iPhone OS 2.1, lançado para a segunda geração do iPod Touch. Como o QEMU é uma plataforma de código aberto, você pode tentar emular o sistema operacional por sua conta e risco, bastando seguir os passos divulgados pelo desenvolvedor em seu site.
Olhar Digital