Não se preocupe, vocĂȘ não precisa sofrer se seu smartphone não receber mais uma versão recente do Android. Este tipo de situação tende a trazer dor de cabeça para alguns usuĂĄrios, mas saiba que seu celular não ficarĂĄ completamente inseguro por isso e o ideal é prestar atenção em outros pontos do aparelho.
Com o preço cada vez mais elevado para os smartphones, é natural que as pessoas passem ainda mais tempo com um modelo comprado. Com isso chega a preocupação sobre as atualizações do Android, que geralmente entregam novos recursos e soluções não pensadas para o dispositivo no momento de seu lançamento.
Quanto mais antigo é o aparelho, aumentam as chances para que ele não receba um update para o Android 12, ou 13. Se este é seu caso, saiba que vocĂȘ não precisa ficar com receio de tudo e todos, pois existem outros meios por onde o Android caminha para resolver problemas.
O primeiro deles é o patch de segurança do Google. O gigante das buscas, sabendo da alta fragmentação de seu próprio sistema operacional, resolveu desmembrar as correções de vulnerabilidades de um grande update. Com isso ele resolve problemas, sem depender necessariamente da fabricante fazer algo grandioso.
O patch de segurança é uma correção para alguma falha ou brecha encontrada por hackers e que permitem o acesso ao dispositivo. Sempre que o Google ou a fabricante se deparam com algo do tipo, o pacote com soluções é feito e ele tende a ser entregue para os celulares mesmo depois do fim das atualizações do Android.
Como o mundo Android é vasto, existem diversas fabricantes e inĂșmeros aparelhos, então bater o martelo na data que o celular serĂĄ atualizado é uma tarefa praticamente impossĂvel. Sabemos que a Samsung vem entregando estes patches de segurança por algo entre quatro e cinco anos, a Oppo afirmou algo parecido recentemente e o Google faz quase o mesmo com os Pixel.
A Motorola tende a entregar um ou dois anos a menos que a concorrĂȘncia.
Se vocĂȘ ficou na dĂșvida, basta entrar em:
Veja o item com "patch de segurança", onde aparece mĂȘs e ano. É importante que a data seja recente, mas se não for ainda é possĂvel manter os apps atualizados pela Play Store para dar algum nĂvel de segurança para o celular.
Fonte: Olhar Digital