A Zaha Hadid Architects (ZHA) é mais conhecido por projetar edifícios de alto perfil, mas seu projeto mais recente vê a empresa transformar seu talento considerável para atender às necessidades das pessoas deslocadas. Ela criou série de estruturas flexíveis semelhantes a tendas que estão sendo distribuídas para os necessitados em toda a Síria, Turquia e Iêmen.
Curiosamente, as estruturas são reconhecidamente projetadas por ZHA e ecoam o estilo curvo característico da empresa. Eles são ancorados por fundações de concreto e apresentam estrutura e tecido de aço, com seções parcialmente translúcidas e claraboias garantindo a penetração da luz do dia. A ventilação natural também é um foco.
De acordo com ZHA, as tendas também são projetadas para serem "à prova de intempéries" e podem ser facilmente movidas e remontadas ou, alternativamente, podem ser unidas para fazer abrigos maiores, se necessário. Uma vez que eles não são mais necessários, eles podem ser reciclados.
Três dos abrigos já estão sendo usados como escolas para centenas de crianças deslocadas no Paquistão e na Turquia, e o plano é abrir mais 24 abrigos nos próximos meses.
"As estruturas recém-doadas serão usadas como escolas, clínicas e abrigos temporários para comunidades deslocadas na Síria, Turquia e Iêmen", explicou ZHA. "Quinze tendas serão doadas à OIM [Organização Internacional para as Migrações], das quais 10 servirão como escolas e cinco como clínicas de saúde na Turquia e no Iêmen. Na Síria, o Crescente Vermelho Catar receberá 12 estruturas que servirão de abrigo para deslocados comunidades na Síria."
O projeto está sendo criado juntamente com a Fundação Education Above All e o Comitê Supremo de Entrega e Legado do Catar, que também administrou a Copa do Mundo no país.
"Essas estruturas vitais mostrarão o legado da primeira Copa do Mundo em nossa região", acrescentou o Engenheiro Yasir Al Jamal, Diretor Geral do Comitê Supremo de Entrega e Legado. "Desde o primeiro dia, nosso objetivo tem sido entregar um torneio que beneficie o Catar, a região e o mundo."
Esta não é a primeira vez que uma empresa conhecida mostra interesse em abrigos para refugiados. A Ikea produziu abrigo amplamente celebrado que supostamente exigiu reformulação devido a alguns problemas de segurança bastante significativos. Felizmente, os esforços de ZHA são implementados de maneira mais suave.
Fonte: Olhar Digital