Mesmo pedindo a dispensa da prova é necessĂĄrio preencher o QuestionĂĄrio do Estudante. No rol de situações previstas como justificativas para se ausentar do exame estão: acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saĂșde, à maternidade ou à paternidade, além de compromissos profissionais e privação de liberdade.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira (INEP), os casos de ausĂȘncia por motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos respectivos coordenadores de curso. O Inep vai avaliar os casos de ausĂȘncia por compromissos acadĂȘmicos vinculados ao curso avaliado.
Além das solicitações de dispensa de prova, os coordenadores de curso ainda podem registrar, no Sistema Enade, declarações referentes a estudantes que não foram inscritos no perĂodo previsto; deixaram de ser informados pela instituição sobre sua inscrição; não tiveram indicação correta do polo de apoio presencial; não tiveram seu municĂpio de prova alterado em decorrĂȘncia de mobilidade acadĂȘmica; ou foram inscritos indevidamente.
As pessoas com o pedido de dispensa deferido serão automaticamente regularizadas no que diz respeito ao Enade 2022, desde que não possuam pendĂȘncias em relação ao QuestionĂĄrio do Estudante. A lista de regulares pode ser conferida, no Sistema Enade, pelos coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais.
O perĂodo de anĂĄlise e deliberação sobre as solicitações vai até dia 27 de janeiro. Cabe ao coordenador de curso analisar os pedidos dos estudantes e, ao Inep, as solicitações realizadas pelas instituições.
Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às ĂĄreas avaliadas.
O exame avalia o rendimento dos estudantes que concluĂram cursos de graduação em relação aos conteĂșdos programĂĄticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competĂȘncias e habilidades necessĂĄrias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nĂvel de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Fonte: AgĂȘncia Brasil