Enquanto a Samsung apresentou ao mundo uma tela que pode ser dobrada e esticada ao mesmo tempo, a concorrente LG aproveitou a mesma CES 2023 para exibir um display OLED flexível que dobra em ambas as direções. O conceito está em um smartphone com componente de oito polegadas na parte da frente – que pode ser a traseira em certos momentos.
Todos os dispositivos com tela dobrável que temos no mercado escolhem uma direção para seguir, como um livro. A LG resolveu colocar uma solução capaz de ser dobrada tanto para um lado, como para outro e assim aproximar o dispositivo do que temos em revistas.
O protótipo está em exibição na CES 2023, dentro do estande separado que a LG Display tem na feira de Las Vegas. É importante lembrar que ela não é a mesma empresa responsável por vender e fabricar os televisores, geladeiras e computadores que temos até aqui no Brasil, por mais que ambas sejam do mesmo "dono".
Junto do celular de oito polegadas que dobra em qualquer um dos lados, a empresa coreana também utilizou seu espaço para exibir um display de 17 polegadas, focado em notebooks ou tablets e que promete não deixar marcas visíveis no local onde a dobradiça está instalada.
Os presentes no estande garantem que não é que a LG Display tenha em mãos uma tela dobrável sem nenhuma lombada na parte interna, mas sim que ela conseguiu deixar este local muito menos alterado, até mesmo no toque. Além disso, a empresa coreana aumentou a durabilidade do produto, indicando sua plena funcionalidade até cerca de 50 mil aberturas.
Como a tela de 17 polegadas é voltada para um notebook ou display externo que pode ser dobrado para ser levado com mais portabilidade, ter 50 mil dobradas garantidas significa abrir e fechar o produto quase 137 vezes por dia, durante um ano inteiro, ou então 5,7 vezes por hora.
O número é melhor que empresas como Asus e Lenovo prometem com suas 30 mil dobradas, mas está muito longe das 200 mil aberturas e fechadas que a Samsung diz que um Galaxy Z Fold ou Flip podem fazer. No caso deles é o suficiente para desdobrar e fechar o produto 547 vezes por dia, ou 22 vezes por hora em um ano.
Esta é a mesma duração prometida para a tela da LG Displays de 8 polegadas que dobra em ambos os sentidos. Tanto ela, como o display de 17 polegadas, ainda estão no campo dos protótipos e devem levar algum tempo até aparecerem em algum celular, tablet ou notebook no mercado.
Fonte: Olhar Digital