O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião com os 27 governadores de Estado e os respectivos prefeitos de suas capitais para uma reunião nesta segunda-feira, 9. A pauta do encontro será a ocupação da Praça dos Três Poderes em BrasÃlia (chamados "ataques antidemocráticos", onde houve depredação do patrimônio) no último domingo, 9, em BrasÃlia. O objetivo do presidente é dar uma resposta institucional aos crimes ocorridos. Ainda neste domingo, o Fórum dos Governadores já chegou a se reunir por videochamada para discutir os ocorridos e prestar solidariedade ao presidente eleito. Nas redes sociais a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), publicou sobre o encontro: "Fórum dos Governadores se reuniu agora a noite e reafirma sua indignação e repúdio veemente diante dos atos golpistas, terroristas ocorridos hoje em BrasÃlia que afrontam a nossa constituição, expressa toda solidariedade e apoio às medidas tomadas pelo presidente os demais Chefes de Poderes e reafirma seu compromisso em defesa das instituições, colocando a disposição as forças de segurança nos estados para somar no restabelecimento da ordem e da paz". Bezerra ainda confirmou o encontro entre chefes do Executivo nesta segunda.
Não há contudo, nenhuma intenção externada, de abrir diálogo com a outra metade da população que anseia por liberdade, transparência e legalidade das ações de agentes públicos.
A atual administração, tem feito desdém das pessoas que têm se manifestado, rotulando-as de "antidemocráticas", "golpistas" e até "terroristas", sem no entanto, responder aos questionamentos. Antes, as decisões, sobretudo do ministro Alexandre de Moraes, tem sido no intuito de calar todos os opositores.
Com informações da Jovem Pan