Ministra da Tecnologia recebe carta aberta de associações

Luciana Barbosa recebeu pedidos para os novos dirigentes da Secretaria de Ciência e Tecnologia

Por Trago Verdades em 16/01/2023 às 19:08:17

Foto: Fellipe Neiva/ Ascom Dep. Rubens Pereira Jr/ Flickr

Nesta sexta-feira (12) a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) juntou-se a outras 12 associações do setor de tecnologia do país e assinou uma carta aberta à Ministra Luciana Barbosa de Oliveira Santos, atual Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A carta sugere que os futuros dirigentes da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital e da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação tenham necessariamente uma formação e perfil técnicos e conhecimento prévio do funcionamento do ministério.

"O desenvolvimento do Brasil não pode prescindir do letramento científico, da educação tecnológica, do fomento à pesquisa aplicada na produção de bens e serviços de base tecnológica. Nesse momento, a missão maior do MCTI de elevar os patamares de emprego em Ciência e Tecnologia para gerar riqueza a partir inovação e transformação digital e socialização do conhecimento, passa a ser tarefa de todos nós", expressa a carta enviada na sexta-feira à Ministra Luciana Barbosa de Oliveira Santos.

As associações se colocaram à disposição para "continuar colaborando com o MCTI em sua gestão, de forma produtiva e com espírito de construção de um ambiente propício à inovação, ao desenvolvimento do setor de bens e serviços de base tecnológica em parceria do governo federal".

Na carta, além de destacarem como positiva a mudança no organograma do ministério com as novas secretarias de C&T para Transformação Digital e Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, informam que a divisão "contribuirá para a eficiência e eficácia das atividades do MCTI na revitalização da estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação".

O documento enfatiza o desejo das Associações signatárias de que os novos secretários continuem trabalhando "de forma harmoniosa e produtiva com todos os setores do ecossistema digital que, desde já, buscam continuar somando aos esforços do fortalecimento da economia do Brasil a partir do engajamento do tríplice hélice composta por Estado, Empresas e Academia".


Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro

Comentários