O Discord anunciou a compra do Gas, aplicativo popular entre adolescentes por sua "positividade". No Gas, o usuário faz login com sua escola, adiciona amigos e responde enquetes sobre seus colegas de classe. Contudo, as questões são destinadas a aumentar a confiança dos usuários, em vez de prejudicá-la.
Por exemplo, os adolescentes podem escolher quem é o melhor DJ ou quem tem o sorriso mais bonito. Então, a pessoa escolhida recebe uma mensagem anônima indicando, vagamente, quem votou no usuário, como "garoto do 3º ano" ou "garota do 6º ano".
Segundo o Discord, "por ora, o Gas seguirá com seu aplicativo próprio, enquanto a equipe do Gas se juntará à do Discord para ajudar nossos esforços a continuar crescendo em públicos novos essenciais". Apesar da rápida popularidade do Gas, o aplicativo teve um caminho difícil para chegar onde chegou. O aplicativo foi objeto de boato generalizado de tráfico sexual, comprovadamente falso, mas ainda assim afetou os downloads do app.
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">Gas got gassed up on the Today Show this morning <a href="https://t.co/qEJfMp7M2Z">https://t.co/qEJfMp7M2Z</a></p>— Nikita Bier (@nikitabier) <a href="https://twitter.com/nikitabier/status/1612837714432491521?ref_src=twsrc%5Etfw">January 10, 2023</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
Bier disse ao Washington Post que ele e sua equipe receberam centenas de ameaças de morte explícitas como resultado dessa farsa. Outros aplicativos sociais virais IRL e WalkSafe também foram atingidos por acusações de tráfico infundadas.
O gás é um dos vários aplicativos anônimos – alguns baseados em elogios, outros não – que se tornaram virais recentemente. Mas o TechCrunch descobriu que aplicativos como NGL e Sendit estavam usando bots para simular engajamento.
Como o Gas, esses aplicativos oferecem aos usuários a possibilidade de pagar para ver quem fez as perguntas. Alguns clientes se sentiram enganados quando descobriram que essas perguntas não vinham de seus amigos. Enquanto isso, a 9count, a empresa que fez Spark e Summer, está trabalhando em produto semelhante ao Gas chamado nocapp.
Embora a Discord atualmente mantenha o Gas operando como um produto autônomo, a Discord anunciou recentemente que integraria uma seleção de aplicativos em seus servidores. Portanto, é possível que possamos ver os recursos do Gas na plataforma de mensagens no futuro.
"Estamos sempre trabalhando para criar mundo inclusivo onde ninguém se sinta estranho e estamos entusiasmados em receber o Gas na comunidade Discord como nosso próximo passo para cumprir essa visão", escreveu a Discord em seu anúncio. Os termos da aquisição não foram divulgados.
Fonte: Olhar Digital